18.8.10

Candidatos apresentam propostas para o lazer e esporte no DF

Eduardo Brandão ressalta importância do esporte.

Os candidatos a governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz (PT) e Eduardo Brandão (PV) vieram à UnB apresentar suas propostas para a área de esporte e lazer. No debate Desafios e Perspectivas do Esporte e do Lazer no DF e Copa 2014, os candidatos defenderam a valorização do profissional de educação física para fortalecer o esporte na região. Ambos também ressaltaram a importância da Copa do Mundo para colocar o turismo em Brasília em outro patamar. O debate aconteceu na tarde desta quarta-feira, 18 de agosto, no Auditório da Faculdade de Educação Física (FEF).

As prioridades de Agnelo Queiroz são dar condições de acesso para todos que queiram praticar esportes e privilegiar a evolução de atletas de alto rendimento. Além disso, pretende promover a inclusão social de crianças e adolescentes e cuidar da saúde do idoso. O candidato do PT, que já foi ministro do Esporte, acredita no esporte como política de Estado. "Vamos investir 2% do orçamento do GDF na Secretaria de Esportes. Vamos mostrar para o Brasil que essa deve ser uma prioridade", destaca.

3.8.10

Alunos da Educação Física inauguram empresa júnior OLÉ

Um grupo de estudantes da Faculdade de Educação Física resolveu investir no promissor mercado da gestão do esporte e criou a primeira empresa júnior do curso, a Organização de Esportes e Lazer (Olé). O objetivo é organizar e gerir eventos esportivos, de campeonatos a cursos e palestras, além de complementar a formação do aluno da FEF, que é centrada no ensino em academias e escolas. A empresa começou a funcionar em março, e já tem cinco clientes no currículo.

O diretor da Faculdade de Educação Física, Alexandre Rezende, admite que a área de gestão esportiva tem espaço reduzido no currículo do curso. “Mesmo na proposta de novo currículo que estamos estudando, haverá apenas duas ou três disciplinas de gestão esportiva”, reconhece. Por se tratar de licenciatura, o curso da FEF está voltado para formações de profissionais de ensino em escolas e academias.

1.8.10

Um estádio nada modesto

O novo Mané Garrincha será o segundo maior estádio da Copa do Mundo de 2014, atrás apenas do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Na última terça-feira, o governador Rogério Rosso assinou contrato para a ampliação do estádio Mané Garrincha. Com o acordo, se contraria o conselho do ministro do Esporte, Orlando Silva. No final de abril, após fechar acordo com o Ministério do Meio Ambiente para fazer a “Copa Verde”, ele havia comentado que Brasília deveria fazer um estádio mais modesto: “Existe a demanda para 70 mil lugares? Isso pode ser um erro, porque pode não ser o uso adequado do dinheiro público. O estádio não é só para a Copa, é também para depois”, disse o ministro.