18.8.10

Candidatos apresentam propostas para o lazer e esporte no DF

Eduardo Brandão ressalta importância do esporte.

Os candidatos a governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz (PT) e Eduardo Brandão (PV) vieram à UnB apresentar suas propostas para a área de esporte e lazer. No debate Desafios e Perspectivas do Esporte e do Lazer no DF e Copa 2014, os candidatos defenderam a valorização do profissional de educação física para fortalecer o esporte na região. Ambos também ressaltaram a importância da Copa do Mundo para colocar o turismo em Brasília em outro patamar. O debate aconteceu na tarde desta quarta-feira, 18 de agosto, no Auditório da Faculdade de Educação Física (FEF).

As prioridades de Agnelo Queiroz são dar condições de acesso para todos que queiram praticar esportes e privilegiar a evolução de atletas de alto rendimento. Além disso, pretende promover a inclusão social de crianças e adolescentes e cuidar da saúde do idoso. O candidato do PT, que já foi ministro do Esporte, acredita no esporte como política de Estado. "Vamos investir 2% do orçamento do GDF na Secretaria de Esportes. Vamos mostrar para o Brasil que essa deve ser uma prioridade", destaca.

Para fortalecer a formação dos jovens, Agnelo quer colocar atividades físicas no contra-turno das aulas. "O esporte é uma atividade prazerosa e uma ferramenta para evitar que nossos jovens estejam nos botecos e nas ruas", propõe. Ele planeja construir mais escolas de período integral.

O candidato do PV, Eduardo Brandão, não acredita que as estruturas das escolas sejam suficientes para atender todos os alunos. Ele defende que se recuperem os parques da cidade e coloque profissionais de educação física para dar aulas ali. "Precisamos aproveitar que eu já temos porque essa geração não pode esperar", diz.

Eduardo Brandão, que é formado em Engenharia Civil pela UnB, propõe que a política de esporte no DF seja transversal e que esteja incluída em todas as políticas de governo. "O esporte tem que estar presente nas políticas para o jovem, para as mulheres, para segurança, para saúde, para o meio ambiente e para a cultura", explica. Nas escolas, o candidato acredita que a educação física também tem que estar presente em todas as disciplinas. "A educação não pode ser jogada de lado. Seu lado lúdico deve ser aproveitado para melhorar o desempenho dos alunos em todas as matérias", afirma.

O diretor do Centro Olímpico e moderador do debate, André Reis, defende que é importante promover eventos como esse para que os alunos reflitam sobre o contexto em que exercerão a profissão. "A universidade precisa ser extramuros. Não podemos apenas formar profissionais, eles devem ser capazes de interferir na sociedade", diz.

Na próxima quarta-feira, dia 25 de agosto, haverá debate com o mesmo tema com os candidatos Toninho (PSOL) e Rodrigo Dantas (PSTU). Será no Auditório da Faculdade de Educação Física, às 16h.

* Fonte: UnB Agência. Foto: Luiz Filipe Barcelos/UnB Agência. (acessado em 18/08/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário