21.11.11

Brasília decepciona como sede de evento esportivo internacional



Brasília foi vergonhosamente reprovada no primeiro teste de um evento internacional de esportes. Sede de sete jogos da Copa do Mundo e recentemente eleita para receber as Olimpíadas Escolares Mundiais (Gymnasíade), em 2013, e candidata à Universíade de 2017, o governo do Agnelo Queiroz fracassou ao acolher o Campeonato Mundial de Patinação Artística.

O evento, com 1.080 atletas de 36 países – China, Estados Unidos, Itália, Nova Zelândia, Alemanha, Holanda, França, Índia, Austrália, Brasil etc – de ontem até o dia 27, na capital da República, tem uma infraestrutura que envergonha brasilienses e brasileiros diante dos visitantes.

18.11.11

Brasília vai sediar as Olimpíadas Escolares Mundiais em 2013



A Capital dos brasileiros vai sediar as Olimpíadas Escolares Mundiais – Gymnasíade 2013. A confirmação, da escolha da cidade sede, foi feita pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Mais de dois mil atletas, entre 14 e 17 anos, estão sendo esperados para as competições.

A olimpíada, que nunca aconteceu na América, será entre os meses de novembro e dezembro e vai reunir 45 países do mundo inteiro nas modalidades de: atletismo, natação, ginástica rítmica e artística. A Gymnasíade é o evento mais importante da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) e acontece de 04 em 04 anos.

O Secretário Geral da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Robson Aguiar, revelou que a disputa para a escolha da cidade foi bastante acirrada. “Foi uma votação apertada, mas Brasília ganhou de Palma de Maiorca (Espanha) por 10 votos a 07. Esse evento vai promover o roteiro esportivo da cidade além de alavancar a indústria turística da Capital Federal”, avalia Aguiar.

A vinda das Olimpíadas Escolares Mundiais para a Brasília contou ainda com o apoio do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau, Ministério do Esporte, Secretaria de Esporte, Secretaria de Turismo e Associação Brasileira das Agências de Viagens do Distrito Federal.

* Fonte: Brasília e Região Convention & Visitors Bureau (acessado em 18/11/2011)