12.3.11

Equipe da UnB vai competir na Fórmula Universitária


A 1ª edição da Fórmula Universitária, que acontece entre 25 e 27 de março, em Porto Alegre, terá a participação da UnB. A equipe Apuama Racing - composta por 26 alunos - é a única representante do Distrito Federal na categoria. Os estudantes, a maioria da Engenharia Mecânica, receberam um carro da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) em julho de 2009. “O carro chegou todo enferrujado e tivemos que o reformar por inteiro”, conta Rafael Nunes, que cuida da parte de logística da equipe.

Na categoria Universitária, cada equipe recebe um automóvel para fazer a manutenção e as adaptações necessárias. Além disso, o piloto é disponibilizado pela CBA. “Recebemos uma lista de pilotos e escolhemos o nosso”, explica Pedro Henrique Carmo, capitão da equipe.

Em 2010, não houve a edição universitária porque as instituições inscritas não estavam com os carros prontos. Para acontecer a competição, um grid com pelo menos seis automóveis precisa ser montado. Nesse ano, a UnB e mais três univresidades estão prontas para participar. “Acredito que dessa vez vai acontecer porque tem universidade que vai competir com dois carros”, conta Pedro. “No ano passado, fizemos apenas treinos que aconteceram em Brasília, Curitiba e em Campo Grande. Foi bom para fazermos os ajustes que o carro precisava”, completa. 

A Fórmula Universitária vai acontecer nos intervalos da Fórmula 3 Sul-Americana. No primeiro dia haverá o treino livre. Na manhã do segundo dia será o treino classificatório e, pela tarde, acontece a primeira corrida. No último dia, a segunda corrida ocorre com o grid invertido. “É para garantir equilíbrio. As duas corridas valem o mesmo, mas quem saiu nos primeiros lugares na primeira corrida ocupará as últimas posições no segundo dia”, explica Pedro. Outras quatro etapas devem acontecer no Rio de Janeiro, em Curitiba, em São Paulo e em Brasília.

EQUIPE – Além dos estudantes de Engenharia Mecânica, a equipe Apuama Racing é formada por estudantes das engenharias mecatrônica, de software, de produção e automotiva. Tem uma estudante de jornalismo, que cuida da comunicação da equipe. Danyele Souza foi convidada por dois integrantes da equipe, amigos desde a época do ensino médio. “Foi minha oportunidade de botar a mão na massa. Deu certo porque conseguimos uma repercussão da equipe inclusive na mídia nacional”, comemora Danyele, do 6º semestre de comunicação social.

Fazem parte da equipe também alunos da nutrição, da psicologia e da música da UnB. “O aluno da música faz a musicoterapia com o piloto antes das corridas. A técnica tem como objetivo aumentar a atenção e melhorar os reflexos”, conta Danyele. Para conhecer o site da equipe clique aqui.

Atualmente, Rafael Nunes, um dos integrantes da Apuama, reserva boa parte de seu tempo para concluir o seu projeto de final de curso. Ele está trabalhando na parte de suspensão do carro da categoria SAE Brasil. Uma classe que a equipe Apuama participa desde 2005. Na SAE cada equipe deve projetar seu próprio carro e o piloto deve ser um integrante do grupo. “Quero aproveitar a oportunidade de trabalhar nas categorias para tentar uma aproximação com as equipes e quem sabe trabalhar com automobilismo”, planeja o estudante.

* Fonte: UnB Agência (acessado em 12/03/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário